Ensinando crianças

"Ensinar uma criança é dar asas para um anjo e mostrar-lhe o caminho para aprender a voar sozinho"

webquest

Webquest

O que é? Como se faz? Qual sua finalidade?


http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2825&id_pagina=1

Neste link há um exemplo do que é a webquest porém irei resumir em poucas palavras o que é, como se faz e quel a sua finalidade, abaixo.

 A webquest é um trabalho grupal feito pelo professor para um determinado grupo de alunos, com temas variados e que podem ser pesquisados por eles que estimula a pesquisa e o pensamento crítico. 

O trabalho é simples e deve ser feito contendo Apresentação; introdução; tarefa; processo; recursos; avaliação; conclusão e autoria. Cada uma dessas etapas tem um propósito distinto. 

Apresentação: Apresenta o tema de uma maneira chamativa para obter a atenção dos alunos.

Introdução: Introduz o tema para a familiarização dos alunos.

Tarefa: O que deverá ser feito para o aluno concluir a atividade.

Processo: As regras criadas devem ser mínimas e que possam ser cumpridas pelos alunos.

Recursos: Aqui os links de apoio à pesquisa deverão ser implantados como fontes de pesquisa e um caminho para o desenvolvimento da tarefa.

Avaliação: Onde o aluno reflete o que se desenvolveu e aprendeu com novas descobertas, analisando seu desempenho que deverá ser indicado pelo professor nesta etapa.

Conclusão: A conclusão mostra o resumo do que se aprendeu com a atividade e também os pontos que deverá ter atenção em outro momento.

Autoria: Onde o professor se apresenta como autor do trabalho, com foto e nome.


Sua finalidade é desenvolver o interesse pelo novo, com uma resposta de aprendizagem também nova da parte dos alunos.

 

 

 

 

 


by: MahGh Futura Pedagoga.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário